Política

Crise no PSDB: eleição de Vinholi para comando do partido em São Paulo é anulada

Sigla acatou duas representações que alegavam irregularidades no processo eleitoral

Marco Vinholi. Foto: Marcelo Domenico/ Divulgação/Sebrae-SP
Apoie Siga-nos no

A Executiva Nacional do PSDB anulou a eleição que confirmou o nome de Marco Vinholi como presidente do Diretório de São Paulo do partido. O ex-deputado foi eleito na última quarta-feira 6, depois de uma reunião virtual.

Vinholi é aliado do ex-governador paulista, João Dória e disputou o cargo com o prefeito de Santo André, Paulo Serra, apoiado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A decisão pela anulação do pleito foi tomada pelo PSDB Nacional na sexta-feira 8, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Informação iniciais apontam que o partido acatou duas representações que alegavam irregularidades no processo eleitoral, por não haver chamamento oficial para o pleito. Um dos recursos foi liderado por Paulo Serra.

Em nota, Marco Vinholi e a Executiva Estadual do PSDB de São Paulo dizem que o “resultado representa a imensa maioria do partido” no estado.

“No dia 18/02 foi realizada a convenção do PSDB-SP, oportunidade que contou com a presença de lideranças de todo o país seguindo o regramento estatutário. A reunião para eleição da executiva estadual do PSDB que estava agendada para a mesma data, foi adiada para o dia 25/02 e depois mais uma vez adiada para o dia 06/03 (abertura da janela partidária). Na data prevista foi então realizada a reunião que elegeu a executiva estadual do partido com 97 votantes de um diretório com 105 membros, mais de 92%. O resultado fala por si só, representa a vontade da imensa maioria do partido em SP, onde a democracia partidária é um dos pilares fundamentais estabelecidos desde Mario Covas na construção do partido que se tornou um dos mais importantes partidos da história do estado de SP.”

Vinholi foi presidente do PSDB de São Paulo entre 2019 e 2023.

Ele foi retirado do cargo no ano passado por decisão do então presidente nacional do partido, Eduardo Leite, após suspensão da convenção estadual da sigla.

Serra estava no comando provisório do Diretório paulista e tentava se manter no comando da sigla.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo