Política

Marco Vinholi é eleito presidente do PSDB de São Paulo

Eleição do ex-deputado, aliado de João Dória, foi tumultuada e reflete a desordem instalada no partido desde 2022

Marco Vinholi, presidente do PSDB-SP, ao lado de João Doria e do pré-candidato ao governo do estado pelos tucanos, Rodrigo Garcia. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O PSDB de São Paulo elegeu, nesta quarta-feira 6, o ex-deputado estadual Marco Vinholi como o novo presidente do Diretório Estadual da sigla. O partido vem sofrendo uma crise na disputa pelo diretório paulista desde 2023.

A sessão que deu vitória a Vinholi foi tumultuada. O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) propôs que a votação fosse novamente adiada.

Aliado ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o prefeito assumiu a presidência provisória do Diretório estadual e tentava se manter no comando da sigla.

Vinholi, por sua vez, é ligado ao ex-governador João Doria e foi presidente do PSDB de São Paulo entre 2019 e 2023.

Ele foi retirado do cargo no ano passado por decisão do então presidente nacional do partido, Eduardo Leite, após suspensão da convenção estadual da sigla.

Aliados de Vinholi acusam o governador gaúcho de tentar impor Paulo Serra no Diretório estadual mesmo sem votos suficientes para elegê-lo.

Com a nova presidência estadual, a expectativa é de que o PSDB defina o apoio para a disputa pela Prefeitura da capital paulista.

A cúpula da sigla se divide em três opções de endosso: a reeleição de Ricardo Nunes (MDB); uma candidatura própria ou compor a chapa da pré-candidata, Tabata Amaral (PSB).

A eleição de Vinholi, vale dizer, enfraquece a primeira opção, já que ele é favorável a um afastamento do partido em relação à gestão de Ricardo Nunes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo