Economia

Câmara vota o arcabouço fiscal nesta terça sem emenda de Randolfe, diz relator

Cláudio Cajado disse que o trecho inserido pelo líder do governo é matéria para a LDO

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Relator do arcabouço fiscal na Câmara, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) informou que a emenda do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) ficará de fora do texto a ser votado pela Casa.

A declaração foi concedida após uma reunião com lideranças partidárias nesta terça-feira 22.

A emenda em questão era considerada prioritária pelo governo, que apontava a perda de 40 bilhões de reais com a rejeição do trecho. O dispositivo diz respeito ao cálculo do Orçamento com base na inflação.

Segundo Cajado, o trecho sugerido por Randolfe é matéria da Lei de Diretrizes Orçamentárias e, portanto, a proposta deve ser encaminhada ao relator Danilo Forte (União-CE).

O arcabouço já havia sido votado pela Câmara, mas, ao ser analisado pelos senadores, passou por mudanças. Uma delas foi justamente a regra adicionada por Randolfe. Com as modificações, o texto voltou aos deputados.

O relator também retirou a previsão de excluir da regra fiscal os investimentos em ciência e tecnologia. Permanecem no texto somente os trechos que retiram do arcabouço os recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.

A Câmara pautou o arcabouço para esta terça no plenário. A proposta foi planejada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para substituir o teto de gastos de Michel Temer (MDB).

O texto é bem visto pelo mercado financeiro e divide opiniões na esquerda, como no caso do PSOL, que votou contra a matéria na primeira análise na Câmara.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo