Esporte

‘Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco?’, diz Magno Malta sobre o caso Vini Jr.

Senador do PL alegou ‘revitimização’ do atacante brasileiro do Real Madrid

Apoie Siga-nos no

O senador Magno Malta (PL-ES) criticou, durante discurso na Comissão de Assuntos Econômicos nesta terça-feira 23, a repercussão do episódio de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinícius Junior na Espanha. O bolsonarista chegou a dizer que os debates gerados a partir dos gritos de “macaco” estariam “revitimizando” o atleta.

“Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Vejam quanta hipocrisia! E o macaco é inteligente, está bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo”, afirmou. “Ficam revitimizando o Vinícius, ao invés de colocar o menino lá em cima. Ele já fez o desabafo dele.”

O episódio aconteceu no último domingo durante a partida entre Real Madrid e Valencia, pelo Campeonato Espanhol. No segundo tempo, Vini Jr. denunciou os insultos ao árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea, que interrompeu a partida por cerca de oito minutos. Isso, porém, não fez as ofensas preconceituosas cessarem.

Para Malta, a imprensa repercutiu o episódio por “ibope”. “É uma ‘descaração’ isso. […] Ele é simplesmente um gênio, ele joga hoje no Real Madrid como ele jogava no júnior do Flamengo, sem tomar conhecimento de que tem alguém em campo e tal.”

O senador ainda atribuiu o episódio a “inveja” pelo desempenho do jogador e afirmou que se fosse um atleta negro entraria em campo com uma “leitoa branca”, daria um beijo nela e diria: “olha como não tenho nada contra branco. Eu ainda como”.

Mais cedo, a Polícia Nacional da Espanha informou ter detido três torcedores do Valencia identificados pelo clube como autores de insultos racistas contra o jogador brasileiro. A corporação ainda afirmou ter prendido quatro suspeitos de participar da instalação de um boneco que representava Vini Jr. enforcado sob uma ponte de Madrid, em janeiro deste ano.

Assista:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo