Política

Bolsonaro tem até esta segunda para apresentar provas de fraude nas urnas

Tribunal Superior Eleitoral apura se há elementos concretos que possam ter prejudicado as últimas eleições

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Encerra nesta segunda-feira 2 o prazo para o presidente Jair Bolsonaro apresentar ao Superior Tribunal Eleitoral provas de suposta fraude nas eleições presidenciais de 2018.

O pedido foi feito em portaria publicada em 21 de junho, que instaura procedimento administrativo para apurar a existência ou não de elementos concretos que possam ter interferido nos últimos dois pleitos eleitorais. O responsável pela apuração é o corregedor Luís Felipe Salomão.

Inicialmente, as provas deveriam ser apresentadas por Bolsonaro em 15 dias, mas, devido ao recesso de julho, o prazo foi estendido.

Em março de 2020, o presidente afirmou ter “provas” de que as eleições de 2018 foram fraudadas e que as evidências seriam apresentadas em breve. Segundo ele, o caso fraudulento envolveria não só a eleição por ele ganha, mas também o pleito de 2014.

Na semana passada, o presidente anunciou que relevaria as tais provas sobre a fraude eleitoral em uma live, no entanto, além de não apresentar nenhum indício de fraude eleitoral, utilizou a maior parte da transmissão para fazer críticas a opositores, ao TSE e para defender a adoção do voto impresso.

Segundo o presidente, há “indícios fortíssimos ainda em fase de aprofundamento que nos levam a crer que temos que mudar esse processo eleitoral”. E completou: “Não temos provas, vamos deixar bem claro, mas indícios”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo