Política

Bolsonaro critica mulheres, diz que não acredita em pesquisas e ataca esquerda: ‘Desprovidos de inteligência’

Ex-capitão também lamentou estar no cargo de presidente e rebateu críticas por nomeações polêmicas: ‘De repente todo mundo virou um fiscal extremamente zeloso’

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou boa parte do seu tempo no cercadinho em frente ao Palácio do Alvorada para atacar a esquerda e o eleitorado feminino, que indica preferência de voto em Lula (PT), segundo pesquisas recentes. Segundo disse aos apoiadores nesta sexta-feira 4, seus opositores seriam ‘desprovidos de inteligência’.

“Para onde estávamos indo, só realmente quem realmente é desprovido de inteligência não entende tudo o que aconteceu e o que tentaram fazer”, disse Bolsonaro em referência aos governos anteriores. “Até tentaram assassinar a gente”, acusou em seguida.

Mais adiante, ao se referir a esquerda brasileira chamou o grupo de ‘sem cérebro’.

“Você não pode culpar o povo porque grande parte foi preparada desde a escola a achar que o errado é certo. É comum a gente falar que até os 20 anos quem não foi de esquerda não tinha coração e quem depois dos 30 continua não tem cérebro.”

Bolsonaro repercutiu ainda o resultado da pesquisa PoderData que mostrou um empate técnico entre ele e Lula no eleitorado masculino, mas indicou uma grande vantagem do petista entre as mulheres. Ele disse, no entanto, não acreditar em nenhum levantamento eleitoral.

“Segundo pesquisa, a maioria das mulheres vota na esquerda. Eu não sei, pesquisa a gente não acredita. Mas se há reação por parte das mulheres, faz uma visitinha a Pacaraima, em Boa Vista, nos abrigos. Veja como estão as mulheres lá, fugindo do paraíso socialista defendido pelo PT”, criticou o ex-capitão, se referindo aos refugiados que chegam ao Brasil vindos da Venezuela nas cidades citadas.

Sobre o país vizinho, voltou a repetir a teoria de que eles estariam ‘quebrados’ por culpa de programas sociais oferecidos pelo governo. “A Venezuela começou a descambar vendendo facilidade pro povo. Programas que só ajudavam o povo, acostumou o povo a viver do Estado. Só que a teta do Estado tem um limite”, pregou aos apoiadores.

Também sobre países vizinhos, novamente repetiu, para deleite dos apoiadores, que Cuba ofereceu charutos como garantia de um empréstimo junto ao governo brasileiro.

“Quem é petista, tem direito a um charuto, agora fazer o que com ele eu não sei. Foi o que Cuba ofereceu pra gente como garantia do empréstimo. A petralhada aí, tem direito a charuto”, ironizou.

O ex-capitão voltou a fazer a mesma piada com o desmoronamento de parte da marginal Tietê, em São Paulo, feita na terça-feira para atacar o governador João Doria (PSDB). “Parabéns pela transposição do Tietê pra ele”, disse, rindo com apoiadores.

Bolsonaro lamentou ainda estar no cargo de presidente, alegando que um dos ‘únicos momentos de satisfação’ que tem é cumprir a inexpressiva agenda de conversas e fotos com os seus eleitores no cercadinho. Mais cedo, rebateu quem o critica por nomeações polêmicas.

“Quando no passado entrava certas pessoas em certos locais em Brasília ninguém falava nada. Deixava acontecer, de repente, todo mundo aí virou um fiscal extremamente zeloso”, lamentou em tom mais irritado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.