Política

Bolsonaro diz que eleitores de Lula são mal informados: ‘Não conseguem entender o que aconteceu no Brasil’

O presidente aproveitou o evento para minimizar a polêmica do vídeo em que aparece todo sujo comendo frango com farofa nas ruas: ‘Sempre fui assim’

Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar o ex-presidente Lula (PT) e seus eleitores na manhã desta quarta-feira 2. Enquanto discursava em um evento do INSS, o ex-capitão chamou os eleitores do ex-presidente de ‘mal informados’ e disse que quem declara voto no petista não consegue entender os acontecimentos recentes no Brasil.

“Creio que essas pessoas [que querem a volta de Lula] são mal informadas. Não conseguem entender o que aconteceu com seu país. Ninguém que vai ocupar essa cadeira um dia vai fazer milagre”, atacou Bolsonaro durante o evento.

Antes, ele já havia acusado Lula de roubar cerca de 1 trilhão de reais da Petrobras e de bancos públicos. A escalada nos ataques contra o petista tem crescido nas últimas aparições públicas de Bolsonaro.

“Quando se fala em desvios trilionários, tem gente que acha que quem desviou tem que voltar. Se colocando no lugar dele, se voltar, é pra desviar o dobro disso, porque gostaram”, disse o ex-capitão.

Bolsonaro tratou ainda do péssimo desempenho econômico enfrentado pelo País na atual gestão, alegando, porém, que se não fosse a pandemia, o Brasil ‘estaria voando’. Os resultados negativos do atual governo, no entanto, têm raízes anteriores à chegada do vírus no País.

“Não existe satisfação melhor do que servir a pátria e ser bem recebido pela população. A gasolina a 7 reais, o diesel a 5, inflação no gênero alimentício e o povo nos trata bem. Ninguém consegue imaginar isso que está acontecendo”, acrescentou sobre o tema.

No discurso, o presidente voltou ainda a admitir interferências que fez em autarquias e outras áreas reguladoras que deveriam ser independentes do governo federal. Dessa vez, além do Iphan, que ele já admitiu ter interferido para beneficiar o empresário Luciano Hang, o ex-capitão também disse ter ‘implodido o Inmetro’ para impedir mudanças em normas de qualidade no País.

“A questão do Inmetro, as diretorias a capacidade que têm criar dificuldades pra vender facilidades. Tem gente honesta em tudo quanto é lugar, bastante, é a maioria, mas tem alguns que dão a vida com uma tremenda capacidade pra ganhar 15 mil por mês, vamos desconfiar”, disse. “Implodimos o Inmetro”, admitiu Bolsonaro em seguida.

Ele também prometeu que irá levar para participar da live desta quinta-feira 3 o ‘caboclo’ responsável por administrar seu cartão corporativo. A intenção, segundo disse, seria rebater a informação de que gastou 30 milhões de reais no seu cartão, 20% a mais do que presidentes anteriores.

‘Não é buscar ser povão, sempre fui assim’

O presidente aproveitou o evento para minimizar a polêmica do vídeo em que aparece todo sujo comendo frango com farofa nas ruas. A publicação foi feita pelo ministro Fábio Faria para rebater a informação dos gastos corporativos, mas excluída logo em seguida.

Foto: Reprodução

“Eu procuro dar o exemplo, sei que não sou exemplo pra um montão de coisa. Comendo farofa e galinha outro dia eu dei um arroto que lamento. Sou ser humano aí, isso não é buscar ser povão, sempre fui assim”, destacou Bolsonaro.

Bolsonaro voltou ainda a usar as expressões ‘quatro linhas’ e ‘guerra’ para se referir ao atual momento que atravessa o Brasil. As declarações fazem referência indireta à atuação do Supremo Tribunal Federal, alvo de constantes críticas ao seu governo.

Em outro momento, alfinetou o TSE e o ministro Luis Roberto Barroso ao dizer que ‘só tem uma coisa que não é fraudável no Brasil’, mas que não poderia ser dita. A insinuação é de que as urnas eletrônicas seriam fraudulentas, informação já rebatida pelas autoridades. Na terça-feira, o ministro criticou Bolsonaro por ter vazado informações sigilosas do inquérito que apura uma suposta invasão no sistema do tribunal eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo