Política

Bolsonaro condiciona filiação ao PL a poder indicar o candidato ao governo de São Paulo

O presidente disse que finalizará negociações com Valdemar da Costa Neto, do Centrão, nesta quarta

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quarta-feira 10, que sua ida ao PL está ‘99,9% certa’ e só não foi confirmada porque ele ainda não recebeu carta branca de Valdemar Costa Neto para indicar o candidato do partido ao governo de São Paulo.

Conforme declarou em entrevista à rádio Cultura FM do Espírito Santo, Bolsonaro irá fazer a última rodada de negociações com o presidente do partido ainda nesta quarta. Além do governador, ele ainda quer indicar o candidato ao Senado e formar o que chamou de ‘uma boa bancada’ para Câmara.

“Se eu vier a disputar a eleição, eu quero ter um candidato ao governo do estado, um ao Senado e uma boa bancada de indicados. Está faltando acertar esse pequeno detalhe com o Valdemar, que eu acredito que a gente acerte no dia de hoje”, afirmou.

Na conversa, disse estar usando a repercussão das notícias da sua filiação como principal arma de barganha para fechar com a sigla.

“Agora tem um fato novo, extremamente relevante para o PL, que é a possível ida do presidente da República para lá. Vou levar mais solução do que problemas”, acrescentou.

‘A Petrobras é um monstrengo’

Na entrevista, Bolsonaro também desdenhou da principal empresa estatal brasileira. Em meio a promessa de privatizar a Petrobras, o presidente chamou a companhia de ‘monstrengo’ e garantiu já ter iniciado as conversas com a equipe de Paulo Guedes para a venda do ativo brasileiro.

“Não é fácil vencer essa batalha, não tenho ingerência na Petrobras, tanto é que eu espero aí privatizar parte dela, o que não é fácil. Já entrei em contato com a equipe econômica, porque a Petrobras é um monstrengo, é uma estatal, que tem o monopólio e praticamente vive em função dela”, afirmou Bolsonaro.

O presidente também voltou a tentar se desvencilhar da responsabilidade pela alta inflação no Brasil, atribuindo novamente ao PT parte da culpa pelos preços de combustíveis, alimentos e energia elétrica no País.

“O grande problema da energia elétrica aconteceu em 2012, quando a senhora Dilma pra fazer média diminuiu a conta de energia. A conta extra pra pagar, que veio grande e se acumulou, vai até 2023”, disse em determinado momento.

Em outra oportunidade, disse que o valor elevado da gasolina e do gás é fruto das refinarias não construídas pelo PT e da expropriação de uma refinaria na Bolívia supostamente negociada por Lula em seu governo.

Auxílio Brasil

O ex-capitão também acusou o PT e outros partidos políticos da oposição de não defenderem os mais pobres. A tese é de que o voto contrário na PEC dos Precatórios foi na verdade um voto contrário ao aumento do valor do novo Bolsa Família.

“O que é triste é pessoas que defendem o pobre a vida toda e numa hora dessas ele é contra. Esse seria o momento desses partidos de esquerda, PT, PCdoB, PSOL…o Novo também…votarem favorável”, criticou o presidente.

Terceira via

Bolsonaro também tratou rapidamente do surgimento de candidatos da chamada terceira via para 2022. Para ele, os atuais pretendentes só surgem por estarem com ‘abstinência da roubalheira’.

“Quando se fala em terceira via, não quero misturar religião com política, mas tem uma passagem bíblica que diz: ‘seja quente ou seja frio, não seja morno se não eu te vomito’. O grande problema de alguns do Brasil é a abstinência da roubalheira”, disse Bolsonaro, ao lado de placas com alusões religiosas à sua própria imagem.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.