Política

‘Tem que privatizar para abrir bastante’, diz Bolsonaro sobre a Petrobras

No ‘cercadinho’, o ex-capitão defendeu os lucros da empresa em meio à disparada dos combustíveis e culpou governadores

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a privatização da Petrobras na noite desta segunda-feira 8, durante contato com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada. A declaração vem no dia em que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou que o preço médio da gasolina nos postos brasileiros subiu 2,25% na semana passada e atingiu 6,7 reais por litro. O preço máximo registrado foi de 7,99 reais, no Rio Grande do Sul.

“Eu falei para estudar essa possibilidade [da privatização]. Eu indico o presidente, não tenho influência em nada. Se eu tentar influenciar no preço, eu respondo. Tem que privatizar não para se transformar em um monopólio privado, tem que abrir bastante. Mas não é rápida, também, essa privatização. É uma empresa estratégica”, disse Bolsonaro aos militantes.

Na sequência, o ex-capitão tornou a exaltar a gestão da empresa sob seu governo e a criticar os antecessores. “Lá atrás, foi a roubalheira. Agora, acabou a roubalheira, está dando um lucro extraordinário. Agora, a situação é tão complicada pelo preço do combustível que o lucro passa a ser castigo.”

Em 28 de outubro, a Petrobras anunciou um lucro de 31,1 bilhões de reais no 3º trimestre de 2021. No mesmo período de 2020, divulgou um prejuízo de 1,5 bilhão. No 2º trimestre deste ano, o lucro foi de 42,8 bilhões.

Com isso, o Conselho da estatal aprovou o pagamento de uma nova antecipação da remuneração aos acionistas, de 31,8 bilhões de reais. Esse montante se soma aos 31,6 bilhões anunciados em 4 de agosto. O total chega a 63,4 bilhões de reais em antecipação aos acionistas.

Bolsonaro ainda insistiu em culpar os governadores pelo preço dos combustíveis, devido à cobrança de ICMS, e a se eximir de qualquer responsabilidade pela disparada da gasolina, do diesel e do etanol.

Segundo a ANP, a semana passada foi a 5ª consecutiva com elevação nos preços. Em 20 estados é possível encontrar o litro da gasolina a mais de 7 reais: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

último reajuste dos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras foi anunciado pela Petrobras em 25 de outubro. Com isso, o preço do litro do diesel nos postos subiu 2,45% na última semana, atingindo uma média de 5,34 reais.

O preço médio do etanol subiu 4,5% na semana e chegou a 5,29 reais, enquanto o do botijão de gás se manteve estável, em 102,48 reais.

Novo partido

Na conversa com apoiadores, Bolsonaro também afirmou que “talvez saia nesta semana” sua filiação ao PL, a 9ª mudança de sigla desde que ingressou na política, em 1988. Ele preferiu o PL ao PP, com quem vinha negociando, por avaliar que terá ali mais autonomia para influenciar nas decisões da Executiva e nos diretórios regionais.

Presidente nacional e “dono” do PL, o ex-deputado Valdemar Costa Neto confirmou ter conversado nesta segunda com Bolsonaro, que avisou já ter comunicado sua decisão ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

“Ele disse para mim que falou com o Ciro hoje. E que o Ciro entendeu. Então, vamos tocar para frente o assunto e ver quando vamos fazer essa filiação”, afirmou Costa Neto ao jornal O Estado de S.Paulo.

Ciro é presidente do PP, mas se licenciou da função e da cadeira de senador quando foi nomeado para a Casa Civil, no fim de julho. Mesmo assim, é ele quem conduz as negociações mais importantes do partido.

Se não houver imprevistos, a cerimônia de filiação de Bolsonaro acontecerá em 22 de novembro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo