Política

Bolsonaro assina perdão de crimes culposos para militares e policiais

Se beneficiado com o indulto, o preso tem a pena extinta e pode deixar a prisão

Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) concedeu nesta sexta-feira 23 o indulto natalino a policiais e militares que tenham cometido crimes culposos – quando não há a intenção. O decreto consta no Diário Oficial da União.

Este é o quarto ano consecutivo que o ex-capitão estende o benefício aos policiais e militares. A ação, quando não são esses os beneficiados, costuma ser duramente criticada por bolsonaristas. Em 2018, o presidente chegou a prometer que não concederia o perdão a presos. Logo no primeiro ano, porém, já descumpriu sua promessa nos mesmos moldes desta sexta-feira.

Segundo o texto publicado no Diário Oficial desta sexta, os policiais que receberão o indulto são aqueles que, durante as operações, cometeram crimes culposos e já cumpriram ao menos um sexto da pena. Para militares das Forças Armadas vale critérios semelhantes, atingindo aqueles que cometeram crimes não intencionais durante ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Além dos policiais e militares que cometerem crimes em serviço, Bolsonaro, novamente, beneficia os agentes de segurança que não estavam atuando quando cometeram os crimes culposos ou não intencionais. Há ainda a previsão de soltura para os agentes cujos crimes ocorreram há mais de 30 anos.

No mesmo decreto, consta ainda o indulto natalino a presos com mais de 70 anos de idade e que tenham cumprido mais de um terço da pena. Há ainda a previsão de saída para os detentos com problemas graves de saúde ou que se tornaram deficientes físicos após os crimes.

Por fim, o texto assinado por Bolsonaro prevê ainda o ‘indulto natalino a pessoas condenadas por crime cuja pena privativa de liberdade máxima em abstrato não seja superior a cinco anos.’

Além dos critérios para receber o indulto, o texto ainda esclarece quais restrições não darão direito ao perdão. Crimes hediondos, quem cometeu lavagem de dinheiro e membros de facções criminosas, por exemplo, não podem acessar o benefício. Há uma outra série de travas listadas na íntegra do decreto publicado no Diário Oficial.

O decreto, vale ainda mencionar, está previsto na Constituição, mas não tem efeito automático. Após a publicação do texto, é preciso que os advogados, defensores públicos ou familiares de cada detento com direito ao indulto acionem a Justiça para pedir o alvará de soltura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo