Economia

Ao lado de Bolsonaro, Guedes justifica permanência: “Somos uma aliança entre liberais e conservadores contra a esquerda”

Repetindo o que diz o presidente, ministro defendeu tese de que Brasil foi o país que menos sofreu economicamente na pandemia

Paulo Guedes e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ministro da Economia Paulo Guedes participou ao lado de Jair Bolsonaro de uma feira de criação de pássaros em Brasília neste domingo 24. Repetindo os discursos do presidente, afirmou que o Brasil é o país que menos sofreu economicamente durante a pandemia e garantiu que setores mais afetados irão ‘explodir de crescimento’ no fim deste ano.

Nas declarações à imprensa na saída do evento, Guedes não respondeu diretamente a pergunta se segue no governo, mas indicou a todo momento os motivos para sua permanência.

“Nós somos uma aliança entre liberais e conservadores contra a esquerda que tava levando o país pro caminho da miséria, o caminho da Argentina, da Venezuela, com o empobrecimento da população”, justificou os motivos para permanecer no cargo.

Em seguida, o ministro passou a defender a tese de que o Brasil está melhor economicamente do que todos os países do G20.

“O Brasil já tava começando a decolar, nós fomos o que menos caiu, o que voltou mais rápido e o que tá crescendo mais rápido também”, disse. “A história de que o Brasil não vai crescer é narrativa política”, acrescentou.

A todo momento, Guedes afirmou ser um defensor do teto de gastos, mas que teria compreendido a ruptura de sua política para ajudar os mais pobres em uma medida que chamou de ‘popular e não populista’.

“Tem brasileiro passando fome, comendo osso. A mídia ficou batendo nisso aí três meses e como é que o presidente não vai fazer?”, questionou Guedes aos jornalistas.

O ministro então passou a defender o aumento no Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família, atacando o PT e Lula.

“Tem muito populista ai, candidato a presidente da República, falando em 600, 700 e 800 reais. Mas eles quebraram o Brasil e não fizeram esse auxílio emergencial”, afirmou com Bolsonaro sorrindo ao fundo.

“Era muito fácil o presidente chegar e falar ‘Paulo Guedes vai embora pra casa que eu vou dar 600 reais pra todo mundo’. Isso é ser populista, mas ele não é populista, ele é popular, é diferente”, acrescentou acenando ao ex-capitão.

Empolgado, Guedes então passou a afirmar que o Brasil estará ‘explodindo de crescimento’ ao fim de 2021.

“A economia tá voltando com tudo. Eu recebo informações todo dia”, disse. “Esse final de ano o setor mais vulnerável nosso, que mais sofreu, que foi turismo, serviços e comércio, vai explodir de crescimento. O Brasil está crescendo”, completou.

Apesar de ter defendido que o País sofreu pouco com a crise, Guedes seguiu o exemplo de Bolsonaro e tentou se eximir da culpa pelos resultados ruins registrados no emprego e inflação.

“Como é que podemos jogar a culpa no presidente e no ministro se temos uma pandemia mundial?”, questionou.

Ao final, Bolsonaro interviu para concordar com o ministro.

“Aqueles que acham que derrubar o governo é o suficiente, apresente a solução, se for boa, o Paulo Guedes acolhe agora”, desafiou o presidente.

“Não estamos aqui lutando por eleições de 2022, não se toca nesse assunto, tanto é que nem partido eu tenho”, acrescentou o ex-capitão.

Bolsonaro foi então questionado por um jornalista sobre o orçamento secreto no seu governo e finalizou a conversa irritado.

“Não tem nada secreto no orçamento, se tá publicado não tem nada secreto. Pelo amor de Deus, se tá publicado como é que é secreto”, disse, subindo o tom antes de sair levando Guedes para longe da imprensa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo