Política

Anielle Franco assume a Igualdade Racial: ‘O Brasil do futuro precisa responder às dívidas do passado’

A solenidade também marcou a posse de Sônia Guajarara (PSOL) como ministra dos Povos Indígenas

Anielle Franco e Lula. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

Anielle Franco tomou posse nesta quarta-feira 11 como ministra da Igualdade Racial, em uma cerimônia no Palácio do Planalto que contou com a presença do presidente Lula (PT), da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), de ministros do governo e de lideranças dos movimentos negro e indígena.

Durante seu discurso, homenageou a irmã, a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 14 de março de 2018. Também citou uma série de medidas para a promoção de políticas de igualdade racial e disse que “o Brasil do futuro precisa responder às dívidas do passado”.

“Não podemos mais ignorar ou subestimar o fato de que a raça e a etnia são determinantes para a desigualdade de oportunidades no Brasil em todos os âmbitos da vida. Pessoas negras estão sub-representadas nos espaços de poder e, em contrapartida, somos as que mais estamos nos espaços de estigmatização e vulnerabilidade”, afirmou.

A ministra ainda relembrou o quebra-quebra em Brasília no último domingo 8, promovido por vândalos que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e garantiu que seu trabalho à frente da pasta será realizado “com transparência, seriedade, técnica, combatividade, cuidado, respeito à trajetória e às conquistas dos movimentos sociais e muita escuta”.

“Depois dos atentados sofridos por esta Casa e pelo povo brasileiro no último domingo, pisamos aqui em sinal de resistência a toda e qualquer tentativa de atacar as instituições e a nossa democracia. O fascismo, assim como o racismo, é um mal a ser combatido em nossa sociedade.”

Na cerimônia, Anielle também anunciou integrantes do ministério. São eles:

  • Roberta Eugênio: Secretaria-Executiva;
  • Márcia Lima: Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo;
  • Iêda Leal: Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial;
  • Ronaldo dos Santos: Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos;
  • Flávia Tambor: Chefia de Gabinete;

Jornalista, escritora, educadora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros, Anielle foi anunciada para comandar o Ministério da Igualdade Racial em 22 de dezembro. Após a indicação, ela disse ter aceitado o convite em nome da memória da irmã Marielle e das mais de 115 milhões de pessoas negras no Brasil.

A solenidade também marcou a posse de Sônia Guajarara (PSOL) como ministra dos Povos Indígenas.

Ainda durante a cerimônia, Lula sancionou a lei aprovada pelo Congresso Nacional que equipara a injúria racial ao crime de racismo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo