Política

Alvo da PF por tentativa de golpe, Bolsonaro convoca apoiadores para manifestação em São Paulo

Na convocação, o ex-capitão diz que usará o ato para se defender das acusações de ter tentado um golpe de Estado; parte da estrutura do evento é financiada pelo pastor Silas Malafaia

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores para uma manifestação a ser realizada no final de fevereiro em São Paulo. No vídeo de convocação, publicado na noite desta segunda-feira 12 nas redes sociais, o ex-capitão diz que usará o ato para se defender das acusações da investigação sobre a trama golpista durante o seu mandato.

“Estarei na Avenida Paulista realizando um ato pacífico em defesa do nosso Estado democrático de direito”, disse o ex-presidente na mensagem de vídeo. “Quero me defender de todas as acusações que têm sido imputadas a minha pessoa nos últimos meses”, completou.

Na última quinta-feira, Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) como parte da investigação por seu suposto papel articulador em uma trama golpista. O ex-presidente está proibido de deixar o país e de manter contato contra outros investigados no caso.

A divulgação na sexta-feira de detalhes sobre o suposto plano o deixou particularmente exposto. Os investigadores acreditam que o suposto plano golpista começou a ser tratado antes de 8 de janeiro de 2023, quando milhares de apoiadores de Bolsonaro invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, insatisfeitos com a vitória de Lula.

Uma gravação de uma reunião realizada em 5 de julho de 2022, divulgada na sexta-feira por ordem do Supremo Tribunal Federal, mostra Bolsonaro exortando os ministros de seu governo a se engajarem em uma campanha contra as urnas eletrônicas. A ação é vista pela PF como uma das funções do núcleo golpista no antigo governo.

Ainda na mensagem publicada nas redes nesta segunda, Bolsonaro pede que seus seguidores não usem o ato para atacar publicamente qualquer adversário. “Não compareçam com qualquer cartaz ou faixa contra quem quer que seja”, pede o ex-capitão.

A manifestação convocada, diz, servirá apenas para sua defesa e ‘uma fotografia’ com seus seguidores de verde e amarelo para ‘para mostrar ao Brasil e ao mundo’ que, apesar das acusações, ele mantém certa força política.

O ex-capitão, vale lembrar, está politicamente inelegível até 2030 por abuso de poder. Ele é também alvo de numerosas investigações desde que deixou o poder, há 13 meses.

Patrocínio de Silas Malafaia

O ato convocado por Bolsonaro foi oficialmente comunicado à Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira 12 pela Associação Vitória em Cristo, uma organização comandada pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus. Ele confirmou ao canal de TV CNN Brasil que custeará, pelo menos, o caminhão de som que será usado por Bolsonaro no discurso.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo