Política

Alguém bem melhor que Bolsonaro vai ganhar as eleições, diz Lula em evento de 1º de maio

Ex-presidente usou boa parte do discurso para criticar o atual governo, apontado por ele como o culpado pelos atuais problemas econômicos do País

Foto: Nelson ALMEIDA/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) afirmou neste domingo 1º que em 2023 alguém ‘bem melhor’ do que Jair Bolsonaro (PL) irá ocupar a cadeira de presidente do Brasil. Apesar de não citar diretamente sua candidatura, por questões legais, como ele mesmo explicou aos presentes, sinalizou com a declaração estar confiante na vitória nas urnas em outubro deste ano.

“Se preparem porque alguém bem melhor que esse presidente vai ganhar as eleições e vocês vão ser convidados a sentar na mesa e restabelecer as condições de trabalho para resolver a vida dos trabalhadores”, disse Lula no evento em comemoração ao Dia do Trabalhador organizado pelas centrais sindicais na praça Charles Miller, no Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo.

Antes havia alertado que não falaria diretamente do tema eleições e que por isso dedicaria a maior parte do seu discurso para ‘discutir o problema dos trabalhadores desse País’. Apesar de não tocar no assunto de forma explicita, Lula relembrou o legado dos seus governos e, a todo momento, garantiu que os brasileiros voltarão a ter as mesmas políticas e resultados alcançados no período a partir de 2023.

Vamos pegar um país destruído, mas tenho certeza que da mesma forma que vocês ajudaram a gente a construir o Brasil, vão fazer de novo. Vamos chamar o povo para dizer o que precisamos fazer, porque quem sabe o que o Brasil precisa é o povo”, disse novamente mostrando estar confiante em uma vitória.

A declaração também fez referência a promessa de rever a reforma trabalhista em uma mesa de negociação com empresários, trabalhadores e estudiosos caso seja eleito ao terceiro mandato. Conforme adiantou, a revisão terá um capítulo especial para ‘resolver a vida’ dos trabalhadores de aplicativo.

“Vamos ter que sentar em uma mesa e regulamentar a vida de quem trabalha com aplicativo. Eles não podem ser tratados como escravos, tem que ter direitos a plano de saúde, assistência social, assistência médica e seguro quando baterem no seu carro e na sua moto e, acima de tudo, descanso remunerado porque a escravidão acabou”, explicou Lula.

Ao fim, Lula ainda citou o tema ‘liberdade’, usado por bolsonaristas como mote dos eventos contra o STF que também ocorrem neste domingo. Segundo defendeu Lula aos trabalhadores presentes, em outubro, ao serem apuradas as urnas com a derrota de Bolsonaro, o Brasil voltará a ter ‘liberdade’

“Se preparem, porque logo logo vai estar tudo formalizado e vamos acordar um belo dia do mês de outubro agradecendo a Deus a liberdade, porque a liberdade finalmente vai abrir lavada sobre o povo. Vamos voltar a ser um país civilizado”, completou Lula antes de finalizar sua participação no evento.

Antes de Lula, artistas, sindicalistas, movimentos sociais e integrantes de outras vertentes da esquerda brasileira marcaram presença no evento. Nomes como Guilherme Boulos e Ivan Valente, do PSOL, reafirmaram a composição do partido em torno de Lula, oficializada no sábado em evento da sigla. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, também participou do ato e comentou a realização dos eventos bolsonaristas neste mesmo dia.

“Vocês acham que a causa da tristeza é o Supremo Tribunal Federal? Não, é a inflação, os preços, a baixa renda e o desemprego. E a culpa disso tudo é do genocida Bolsonaro. [Com o ato golpista] Ele quer tirar essas pautas da centralidade”, alertou a deputada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo