Política

PSOL oficializa apoio a Lula nas eleições presidenciais

Diretório nacional avalizou o endosso ao petista por 35 votos a 25

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Diretório Nacional do PSOL aprovou neste sábado o apoio à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República.

É a primeira vez desde a fundação do partido em 2005 que o PSOL não terá candidato próprio à presidência da República. Havia resistência a Lula na sigla e o endosso ao petista foi avalizado com margem apertada: por 35 votos a 25.

A união da esquerda em torno da candidatura de Lula é sem dúvida a melhor tática para derrotar Bolsonaro. Estamos felizes e esperançosos com essa decisão. Na semana que vem já iniciaremos as conversas para participar do conselho político da campanha e da coordenação do programa de governo —, afirma Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O mais cotado para concorrer ao Palácio do Planalto no partido era o líder do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Guilherme Boulos, mas ele abriu mão para ser um dos puxadores de voto da sigla na disputa a uma vaga na Câmara dos Deputados. A estratégia da legenda é apresentar de candidatos com foco em pautas nacionais, o que avaliam ser um diferencial, em oposição a parte dos representantes do Congresso marcados por uma atuação fisiológica e ligada aos chamados interesses “paroquiais”.

Em fevereiro, a Executiva Nacional do PSOL aprovou a abertura de negociações com o PT e demais partidos de esquerda para firmar uma aliança nacional em torno da candidatura do ex-presidente Lula.

No final de abril, o PT acolheu as propostas do PSOL ao programa de governo da pré-candidatura. Entre as principais propostas programáticas do PSOL que foram acolhidas estão a revogação da reforma trabalhista e do Teto de Gastos, assim como a necessidade de criar um novo marco fiscal. Ainda assim, o PT não deve cumprir todas elas integralmente. O entendimento hoje é que a reforma trabalhista, por exemplo, deve ter somente alguns pontos modificados, principalmente para dar mais proteção aos trabalhadores de entregas por aplicativos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo