Política

Bolsonaro faz rápida passagem em ato de apoiadores em Brasília e sai sem falar

Um dos organizadores do ato bolsonarista deste domingo alegou que Bolsonaro não discursou em trio elétrico por conta de proibições da lei eleitoral

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro fez uma rápida passagem em ato de apoiadores na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O presidente chegou por volta de 11h30 e fez uma caminhada, cumprimentando apoiadores. Ficou cerca de dez minutos no local e retornou ao Palácio da Alvorada, onde mora, com o comboio de carros oficiais.

Era esperado que o presidente subisse em um dos carros de som, que havia sido preparado para ele, mas Bolsonaro saiu sem falar. Aliados aconselharam o presidente a não participar dos atos para evitar uma escalada do conflito com o Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação é de que o chefe do Executivo teve ganhos políticos ao confrontar o Supremo no caso do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) e agora é preciso baixar a temperatura da crise.

O ato bolsonarista deste domingo na capital federal tem faixas com pedidos de destituição dos ministros do STF, além de críticas à esquerda, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O mote do ato é a defesa de Silveira, que foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo por ataques à democracia, mas recebeu perdão presidencial.

Lei eleitoral foi motivo de Bolsonaro não ter ido ao caminho de som

O youtuber e empresário João Salas, um dos organizadores do ato bolsonarista deste domingo, 1, em Brasília, disse que o presidente Jair Bolsonaro não discursou em trio elétrico por conta de proibições da lei eleitoral. O chefe do Executivo fez uma rápida passagem na Esplanada dos Ministérios, onde os apoiadores se concentraram, mas saiu sem falar.

Depois do anúncio de que ele não discursaria, a multidão começou a dispersar. “A gente não pode prejudicar o nosso presidente”, justificou Salas, ao dizer que a candidatura de Bolsonaro à reeleição poderia ser impugnada caso ele discursasse.

Em vídeo de sua passagem no ato divulgado em suas redes sociais, Bolsonaro parabeniza os participantes pelo que chama de “manifestação pacífica” em defesa da “Constituição, democracia e liberdade”. “Parabéns ao povo de Brasília e de todo o Brasil que hoje estarão (sic) às ruas. Estamos juntos, o Brasil é nosso”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.