Justiça

Alcolumbre marca sabatina de Dino na CCJ do Senado para 13 de dezembro

Hoje ministro da Justiça, Dino foi indicado por Lula para preencher a vaga de Rosa Weber no STF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, durante audiência no Senado. Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou, na rede social X, o dia 13 dezembro como a data para a sabatina do hoje ministro da Justiça, Flávio Dino, para o cargo de magistrado do Supremo Tribunal Federal. A sessão será numa quarta-feira.

Dino foi indicado oficialmente pelo presidente Lula (PT), nesta segunda-feira 27, para o posto que era ocupado pela ministra Rosa Weber, aposentada em setembro deste ano.

Caso a nomeação seja aprovada no Senado, o STF terá 10 ministros homens e apenas uma mulher na sua composição, a ministra Cármen Lúcia, que é branca. Dino poderá ficar no cargo até 2043.

O relator da indicação é o senador Weverton Rocha (PDT-MA), do mesmo estado que Dino.

Senadores que integram a comissão têm a oportunidade de fazer perguntas ao indicado ao STF. Na sequência, o nome passa por votação na CCJ e no plenário.

Desde a redemocratização, o Senado aprovou todos os indicados para o STF. Neste ano, Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula, recebeu 58 votos favoráveis e 18 contrários, entre os 81 senadores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo