CartaExpressa

Alcolumbre confirma sabatina de André Mendonça para semana que vem

Indicação de Jair Bolsonaro ao STF está há mais de quatro meses parada na CCJ do Senado

O ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça no Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou nesta quarta-feira 24 que irá marcar a sabatina de André Mendonça para semana que vem, entre o dia 30 de novembro e 2 de dezembro, como solicitou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Segundo informou, o dia exato para a sabatina ainda não foi definido, mas deve respeitar o ‘esforço concentrado’ do Senado para analisar todas as indicações do presidente Jair Bolsonaro e outras pautas urgentes ainda em 2021. A intenção de Pacheco é finalizar o ano sem pendências de análise importantes na Casa.

“Vou seguir integralmente a decisão do presidente Rodrigo Pacheco de realizar todas as sabatinas no esforço concentrado”, confirmou Alcolumbre ao jornal O Globo.

André Mendonça aguarda há mais de quatro meses a análise do seu nome pelos senadores para ocupar a vaga deixada por Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal. A espera é a mais longa da história.

Mendonça precisará garantir pelo menos 41 votos favoráveis. Estimativas recentes apontam que o ex-Advogado-Geral da União pode encontrar dificuldades na votação. O próprio Alcolumbre, nos bastidores, chegou a contabilizar a derrota do indicado do presidente, conforme revelou o jornal Folha de S. Paulo no fim de outubro.

Caso Mendonça seja reprovado, Bolsonaro terá que indicar outro nome e, ao que tudo indica, deve seguir com o compromisso público firmado com pastores de que o nome será ‘terrivelmente evangélico’.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo