Política

A maior vitória de Lula sobre Bolsonaro no debate da Globo, segundo o PT

Pesquisas qualitativas contratadas pelo partido e outras feitas por institutos de forma independente apontam que o petista teve melhor desempenho

Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução
Apoie Siga-nos no

Integrantes da campanha de Lula (PT), que avaliam que o ex-presidente saiu vitorioso do debate na última sexta-feira 28 na TV Globo, consideram que o petista alcançou o maior objetivo do confronto: “certificar o não voto” no presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pesquisas qualitativas contratadas pelo partido e outras feitas por institutos de forma independente apontam que Lula saiu vitorioso entre os eleitores indecisos que acompanharam o embate. De acordo com o Atlas Político, que acompanhou 100 eleitores de 10 estados que não votaram no petista nem em Bolsonaro primeiro turno, 51,5% acharam que o ex-presidente foi melhor. Por outro lado, 33,7% disseram que o ex-capitão teve melhor desempenho. Outros 14,9% não souberam responder.

No horário, a TV Globo teve média de 27,1 pontos na Grande São Paulo, segundo dados consolidados. No Rio de Janeiro, o evento bateu 31 pontos de média O debate foi líder de audiência entre os canais fechados.

Nas redes sociais, um monitoramento feito pela Quaest  contabilizou mais menções negativas ao atual presidente (64%) do que a Lula (49%).

No PT, as avaliações variam de “nocaute” a alívio, mas todas reforçam a derrota de Bolsonaro. Para os aliados do ex-presidente, o candidato à reeleição não conseguiu ganhar novos eleitores além daqueles que já simpatizam com ele.

“Talvez o mais importante foi certificar o não voto ao Bolsonaro”, disse um correligionário em contato com CartaCapital neste sábado 29. “E confirmar a tendência dessa última semana dos votos não cristalizados”.

O QG lulista defende que os últimos dias foram de reveses para Bolsonaro, desde a declaração sobre ‘pintou um clima’ com garotas venezuelanas. Houve, ainda, a notícia de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende acabar com a correção do valor do salário mínimo, além do episódio do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). Os acontecimentos, acreditam os petistas, impediram o crescimento do ex-capitão nas pesquisas na reta final da campanha.

Até agora, o único levantamento que indica uma evolução de Bolsonaro nas intenções de voto é o da CNT/MDA divulgado neste sábado. De acordo com a pesquisa, Lula tem 46,9% das intenções de voto contra 44,9% do ex-capitão. Nos votos válidos, quando são excluídos os brancos e nulos, o ex-presidente chega a 51,1% e o candidato à reeleição fica com 48,9%.

No último dia de campanha, Lula fará na Avenida Paulista, em São Paulo, uma caminhada com o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o candidato do seu partido ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

Já Bolsonaro vai a Belo Horizonte (MG) e participa de evento com o governador Romeu Zema (Novo).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo