Política
A avaliação dos eleitores do Rio de Janeiro sobre o terceiro mandato de Lula
Levantamento do Paraná Pesquisas monitorou aprovação da gestão petista na capital do estado


O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República é desaprovado pela maioria dos eleitores cariocas. A conclusão está na nova rodada do levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira 30.
Segundo os dados da pesquisa, Lula é reprovado por 49,9% dos eleitores da capital fluminense, enquanto outros 46,6% aprovam o trabalho realizado pela gestão do petista. Há outros 3,5% que não souberam responder ou preferiram não opinar na questão.
O instituto ainda monitorou os níveis de avaliação do presidente. São 40,7% de avaliações ‘ruim’ ou ‘péssima’ e 34% de classificações ‘ótima’ ou ‘boa’. Para outros 22,8% dos eleitores cariocas, o trabalho da administração do presidente Lula pode ser classificado como ‘regular’. Veja os dados:
Os resultados da pesquisa desta terça-feira revelam também uma piora da avaliação do governo Lula quando comparado ao levantamento anterior do instituto. Em novembro do ano passado, Lula tinha aprovação de 48,4% dos eleitores da capital do Rio. Outros 48,3% desaprovavam o terceiro mandato do petista no Planalto. Os dados mostravam um empate técnico entre as avaliações.
Embora os índices mais extremos das classificações – péssima e ótima – tenha reduzido no comparativo, as avaliações negativas e positivas continuam estabilizadas.
Os dados sobre a gestão de Lula nesta terça-feira fazem parte de um monitoramento eleitoral na capital do estado. Nele, o instituto mediu as intenções de voto para a Prefeitura. O cenário principal aponta uma larga vantagem do atual prefeito, Eduardo Paes (PSD) na disputa com o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL).
Para chegar aos dados, o Paraná Pesquisa ouviu 800 eleitores da cidade do Rio entre os dias 24 e 29 de abril. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Veja a íntegra do levantamento:
Rio-de-Janeiro_Abr2024-MidiaApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Castro diz que o Rio corre o risco de atrasar salários de servidores
Por Wendal Carmo
Eduardo Paes lidera a disputa pela Prefeitura do Rio com larga vantagem, diz pesquisa
Por CartaCapital
Lula e Paes inauguram o 1º curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada; veja como funcionará
Por CartaCapital
Atlas: Paes tem 11 pontos de vantagem sobre Ramagem na disputa pela prefeitura do Rio
Por CartaCapital