Política

Eduardo Paes lidera a disputa pela Prefeitura do Rio com larga vantagem, diz pesquisa

Paraná Pesquisas mostra o atual prefeito com mais de 30 pontos de vantagem sobre o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas com eleitores do Rio de Janeiro, divulgado nesta terça-feira 30, mostra que o atual prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), tem larga vantagem contra seus adversários na disputa eleitoral.

Ao todo, mostra o levantamento, o político acumula 46,1% das intenções de voto no cenário principal da disputa. Na prática, o prefeito, que busca reeleição, tem mais de 30 pontos de vantagem para o segundo colocado, o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL). O delegado somou, neste levantamento, apenas 13,6% das intenções de voto.

Na sequência, ainda no cenário principal, quem aparece é Tarcísio Motta (PSOL), com 7,4% e Cyro Garcia (PSTU), na quarta colocação, com 4,5%.

Paes ainda tem desempenho parecido em um cenário mais enxuto. Nele, o prefeito soma 46,8%, contra 15,6% de Ramagem. Tarcísio Motta vai a 8,1% e Garcia 5,1%. Dani Balbi (PCdoB) e Marcelo Queiroz (PP), os outros dois citados, aparecem com menos de 5% das intenções de voto.

Liderança na espontânea

No recorte espontâneo da pesquisa, quando não são indicados opções de pré-candidatos aos entrevistados, o político mais mencionado é também Eduardo Paes, que soma 17,9% das intenções de voto. Ramagem aparece, novamente, como segundo colocado, mas tem apenas 3,3%. Motta, por sua vez, soma 1,4%. Os demais mencionados não chegam a 1%.

Apoio de Lula

Eduardo Paes vem tentando articular um acordo para receber apoio do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele também busca a formação de uma espécie de frente ampla para conquistar mais um mandato como prefeito. PDT, PRD e Republicanos são outras legendas que devem integrar o grupo de Paes na disputa. Para isso, o prefeito tem contado, inclusive, com articulações de nomes como Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, que tem retomado protagonismo no jogo político de olho em 2026, conforme mostrou CartaCapital. O União Brasil é outro partido sondado por Paes para alianças nestas eleições.

Segundo a pesquisa desta terça-feira, o apoio do petista, caso seja formalizado, é positivo para Paes. Entre os entrevistados, 26,1% dizem que ‘com certeza’ votariam no candidato apoiado pelo atual presidente e outros 25,4% apontam boas possibilidades de votar no candidato indicado por Lula.

A nacionalização das eleições, por outro lado, também pode ser usado como trunfo eleitoral por Ramagem para tentar reverter a desvantagem contra o atual prefeito. 30% indicam que ‘com certeza’ votariam no candidato apoiado por Jair Bolsonaro. Outros 22,3% convivem bem com a possibilidade de votar no nome apoiado pelo ex-presidente.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas de 24 a 29 de abril de 2024. Foram entrevistadas 800 pessoas com 16 anos ou mais no Rio. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº RJ-06897/2024. Veja a íntegra:

Rio-de-Janeiro_Abr2024-Midia

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo