Política

53% paulistas não concordam com privatização da Sabesp, diz Datafolha

Projeto de entrega da companhia para iniciativa privada é um dos principais da gestão do governador Tarcísio de Freitas

"Só interessa privatizar a Sabesp a quem vai comprá-la: o grande capital que vem aqui para simplesmente obter lucro", diz José Antonio Faggian. Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A maioria dos paulistas não concorda com a privatização da Sabesp, um dos principais projetos da gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O político pretende vender a companhia até 2024, mas não encontrar apoio popular na ação. Os dados são da pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira 10.

Ao todo, 53% dos paulistas são contra a privatização da empresa. Só 40% indicaram posição favorável à proposta. Há ainda 1% que dizem ser indiferentes e 6% que não souberam responder.

Os números sobre a Sabesp engrossam o nível de percepção sobre o cumprimento das promessas de campanha por parte do governador no dia em que se completam 100 dias de mandato. De acordo com o Datafolha, 64% acreditam que Tarcísio ‘vai cumprir parte das promessas, mas não a maioria’, 25% dizem que ele ‘vai cumprir a maioria das promessas, e 8% apontam a percepção de que Tarcísio ‘não cumprirá nenhuma promessa’.

Números nacionais

A pesquisa também revelou que, apesar da resistência de entrega da Sabesp, os paulistas tendem a concordar mais com privatizações do que o restante do Brasil. No geral, só 38% dos brasileiros apontam concordar com a venda de empresas estatais. 45% são contrários. Entre os moradores do estado de São Paulo, os números ficam em 42% de concordância com a entrega de empresas para iniciativa privada e 43% de discordância.

O levantamento desta segunda-feira indicou ainda que, entre paulistas, há também um apoio maior (54%) para a concessão de estradas e rodovias para a iniciativa privada do que no restante do País (48%). O mesmo se repete com a administração de aeroportos, que tem 51% de apoio para a privatização em SP e 47% no restante do País.

Sobre o perfil do grupo de paulistas que apoiam a privatização, os dados mostram que são simpatizantes do PL (47%) e por eleitores de Tarcísio (33%). Já aqueles que são contrários ao tema são, na maior parte, simpatizantes do PT (47%) e os que reprovam a administração do governador (49%).

Para chegar aos resultados divulgados nesta segunda-feira, a pesquisa entrevistou 1.806 pessoas em 65 dos 645 municípios de SP entre os dias 3 e 5 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo