Política

Datafolha: 38% dos brasileiros são a favor da privatização de empresas e serviços públicos

Entre os apoiadores das medidas estão jovens e mais escolarizados

Correios
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Datafolha, publicada neste sábado 8, pela Folha de S. Paulo, mostrou que 38% dos brasileiros são favoráveis a privatização de empresas estatais e serviços públicos no Brasil. 

O levantamento apontou que houve um aumento significante entre os apoiadores da venda de ativos estatais nos últimos seus meses. 

Entre as empresas e serviços com mais aprovação para as privatizações estão os aeroportos, energia elétrica, rodovias e saneamento básico. 

Ainda que a taxa de aprovação seja a maior da série histórica, iniciada em 2017, outros 45% dos entrevistados se dizem contrários à venda e concessão de serviços à iniciativa privada. 

Para os que são contra as privatizações, a maior parcela entende que apesar da melhora dos serviços, os valores cobrados devem ser maiores do que aqueles praticados pelo Estado. 

Um dos fatores que pode ter motivado o salto apoiadores das privatizações pode ter sido a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 Em setembro, antes das eleições, apenas 26% dos brasileiros se diziam a favor das iniciativas de privatizações. Após a vitória do petista, os simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) podem ter reforçado a convicção defendida pelo ex-capitão ao responder à pesquisa. Eles são 70% dos que disseram ser a favor das medidas. 

Entre os eleitores petistas, o percentual é de 28%. 

A pesquisa ainda apontou que os mais escolarizados são mais favoráveis as iniciativas de privatização. Entre os mais jovens, também sobressai a opinião de que os serviços de empresas privadas são melhores do que os oferecidos pelas estatais. 

O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 30 de março de 2023, em 126 municípios brasileiros, com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo