Mundo

Três astronautas chineses retornam à Terra após missão de ‘sucesso absoluto’

Pequim injetou bilhões de dólares em seus programas espaciais com o objetivo de alcançar os Estados Unidos e a Rússia

Foto: CNS / AFP
Apoie Siga-nos no

Três astronautas chineses retornaram em total segurança à Terra depois de uma missão a bordo da estação espacial chinesa. A experiência foi descrita como um “sucesso absoluto”, informou a mídia estatal no domingo (4).

A cápsula cor de cobre da espaçonave Shenzhou-15 pousou no norte do país, na Mongólia Interior, de acordo com a agência de notícias China News. Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu saíram da aeronave “em boas condições físicas”, informou a agência, chamando a missão de “sucesso absoluto”.

Imagens divulgadas pela mídia estatal mostraram médicos em macacões brancos envolvendo os astronautas em cobertores azuis.

O trio de taikonautas, como são chamados os astronautas na China, passou seis meses a bordo da estação espacial Tiangong. Nesse período, eles realizaram caminhadas espaciais e diversos experimentos.

Missão à Lua

Na semana passada, a China enviou três novos astronautas – incluindo o primeiro civil chinês em órbita – para a estação como parte da missão Shenzhou-16.

Pequim injetou bilhões de dólares em seus programas espaciais com o objetivo de alcançar os Estados Unidos e a Rússia. O país espera enviar uma missão tripulada à Lua até 2030 e pretende construir uma base no local.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo