Mundo

Ativistas ambientais protestam na residência do primeiro-ministro britânico

Além do Greepeace, manifestantes do “Mothers Rise Up”, um grupo de mães do Reino Unido preocupadas com a crise climática, seguram cartazes do lado de fora de Downing Street

Ativistas do Greenpeace no telhado da mansão do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak em Kirby Sigston, norte da Inglaterra, para protestar contra seu apoio a novas licenças de petróleo e gás no Mar do Norte. Eles cobriram o local com um manto preto. Foto: AFP PHOTO / GREENPEACE / LUCA MARINO
Apoie Siga-nos no

Ativistas do Greenpeace escalaram nesta quinta-feira a residência do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e a cobriram com um tecido preto para protestar contra sua política a respeito dos combustíveis fósseis.

Sunak aprovou nesta semana centenas de novas licenças de exploração de petróleo e gás no Mar do Norte, o que enfureceu os ambientalistas.

“Nós precisamos desesperadamente que nosso primeiro-ministro seja um líder climático, não um incendiário climático”, afirmou Philip Evans, do Greenpeace Reino Unido, que chamou o chefe de Governo de “cínico”.

“Enquanto os incêndios florestais e as inundações destroem casas e vidas em todo o mundo, Sunak se compromete com uma grande expansão da exploração de petróleo e gás”.

O Greenpeace Reino Unido publicou vídeos de quatro ativistas escalando até o telhado da mansão de Sunak em Richmond, norte da Inglaterra, e cobrindo a residência com tecidos pretos.

Manifestantes do “Mothers Rise Up”, um grupo de mães do Reino Unido preocupadas com a crise climática, seguram cartazes enquanto se manifestam do lado de fora da entrada de Downing Street.
Foto: JUSTIN TALLIS / AFP

No gramado diante da mansão, dois ativistas exibiram uma faixa com a frase “Rishi Sunak – Lucros do petróleo ou o Nosso Futuro?”.

O primeiro-ministro e sua família estão de férias na Califórnia.

Downing Street insiste que a política para os combustíveis fósseis é essencial para garantir a segurança energética do Reino Unido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo