Justiça

Toffoli retira diálogos entre advogados e investigados de inquérito sobre Moraes

A determinação prevê a retirada temporária das comunicações, até que se coloque tarja em mensagens sensíveis

O ministro Dias Toffoli, do STF. Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli determinou a retirada temporária das transcrições e prints de diálogos entre advogados e investigados no inquérito que apura suposta agressão ao ministro Alexandre de Moraes, no aeroporto de Roma. 

A decisão do ministro atende a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil para preservar o sigilo de conversas entre advogados e clientes, respeitando as prerrogativas da categoria. 

A determinação pede que sejam colocadas tarjas nos diálogos apontados pela OAB e após, sejam liberados novamente o acesso público a investigação. 

“É assente na jurisprudência desta Suprema Corte a inviolabilidade do sigilo entre o advogado e seu cliente, salvo quando revelarem indícios de prática criminosa, o que não se constata nos autos”, afirmou o ministro.

O conteúdo das mensagens entre os investigados e os advogados havia sido juntado ao processo como parte do conteúdo encontrado nos celulares apreendidos no curso da investigação. 

Na semana passada, a Polícia Federal chegou a conclusão de que o empresário Roberto Mantovani Filho cometeu injúria contra o filho do ministro Moraes. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo