Justiça

Toffoli rejeita ação de improbidade contra Renan por uso de avião da FAB

O ministro rechaçou ato de má-fé e destacou que o senador ‘procedeu, voluntariamente, ao pagamento dos valores’

Toffoli rejeita ação de improbidade contra Renan por uso de avião da FAB
Toffoli rejeita ação de improbidade contra Renan por uso de avião da FAB
O senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou uma ação do Ministério Público Federal contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por suposta prática de improbidade. O despacho foi publicado nesta terça-feira 5.

O MPF alega que Renan usou um avião da Força Aérea Brasileira para fins particulares em 2013, quando ocuapava a presidência do Senado.

Toffoli, porém, ressaltou logo de imediato “a necessidade de segurança do chefe do Poder Legislativo” e considerou “a possibilidade de inviabilidade de uso de avião comercial”.

Segundo o ministro, ainda que se admitisse um “equívoco”, não se poderia argumentar ter havido má-fé por parte de Renan, uma vez que o senador “procedeu, voluntariamente, ao pagamento dos valores equivalentes ao que se pretende nesta ação”.

“Independentemente do ressarcimento registro que um Chefe de Poder e seus familiares diretos têm as prerrogativas de uso de meios de transporte e de segurança próprios dos respectivos cargos, o que afasta qualquer ilicitude”, diz a decisão.

O despacho de Toffoli leva em conta, também, a decisão do Congresso Nacional de flexibilizar a Lei de Improbidade. Em 2021, os parlamentares optaram por enquadrar apenas a prática em que houver dolo, ou seja, intenção consciente de violar a lei.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo