Justiça
Toffoli rejeita ação de improbidade contra Renan por uso de avião da FAB
O ministro rechaçou ato de má-fé e destacou que o senador ‘procedeu, voluntariamente, ao pagamento dos valores’


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou uma ação do Ministério Público Federal contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) por suposta prática de improbidade. O despacho foi publicado nesta terça-feira 5.
O MPF alega que Renan usou um avião da Força Aérea Brasileira para fins particulares em 2013, quando ocuapava a presidência do Senado.
Toffoli, porém, ressaltou logo de imediato “a necessidade de segurança do chefe do Poder Legislativo” e considerou “a possibilidade de inviabilidade de uso de avião comercial”.
Segundo o ministro, ainda que se admitisse um “equívoco”, não se poderia argumentar ter havido má-fé por parte de Renan, uma vez que o senador “procedeu, voluntariamente, ao pagamento dos valores equivalentes ao que se pretende nesta ação”.
“Independentemente do ressarcimento registro que um Chefe de Poder e seus familiares diretos têm as prerrogativas de uso de meios de transporte e de segurança próprios dos respectivos cargos, o que afasta qualquer ilicitude”, diz a decisão.
O despacho de Toffoli leva em conta, também, a decisão do Congresso Nacional de flexibilizar a Lei de Improbidade. Em 2021, os parlamentares optaram por enquadrar apenas a prática em que houver dolo, ou seja, intenção consciente de violar a lei.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF elege Moraes para presidir a 1ª Turma em substituição a Barroso
Por CartaCapital
O que Lula realmente propõe sobre o sigilo aos votos no STF? Especialistas analisam
Por Leonardo Miazzo
PGR defende que STF rejeite recurso da campanha de Bolsonaro contra multa eleitoral
Por André Lucena