Justiça

Presidente do Tribunal de Justiça do Rio revoga liminar que impedia Polícia de apreender adolescentes sem flagrante

Ministério Público denuncia que apreensão de adolescentes registraram abuso de força e viés racial

Foto: Divulgação Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Rodrigues Cardozo, revogou neste sábado 16 a decisão que impedia a Polícia de apreender adolescentes sem delito em flagrante.

A proibição surgiu após a execução da Operação Verão, conjunta entre estado e prefeitura do Rio, que reforça o policiamento nas orlas da cidade durante o período de festas e janeiro, quando há maior movimentação turísticas nas praias.

Cardozo afirma que a liminar foi concedida sem ouvir representantes do estado e do município. Nas redes sociais, o governador Cláudio Castro há havia avisado que iria recorrer da decisão que proíbe a apreensão sem flagrante.

A liminar havia sido concedida após o Ministério Público apontar abuso nas abordagens e possível viés racial nos jovens que eram detidos. Nas últimas duas semanas, mais de 120 jovens foram encaminhados para instituições de acolhimento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo