Justiça

Presidente do TJ de Pernambuco anuncia ‘Calçada da Fama’ de juízes: ‘Será uma atração turística’

O presidente da Corte não detalhou, porém, quanto custará a empreitada

Fachada do Tribunal de Justiça de Pernambuco - CNJ/Flickr
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, anunciou a criação de uma ‘Calçada da Fama’ para homenagear figuras do Judiciário local. O monumento, em fase avançada de discussão, deve ser instalado no jardim da Corte, no centro do Recife.

A iniciativa foi revelada durante entrevista ao jornalista João Alberto, da TV Jornal, no sábado 20. O magistrado tomou posse como presidente do TJ-PE em fevereiro deste ano.

Barreto explicou que a réplica pernambucana da Hollywood Walk of Fame tem o objetivo de “atrair turistas” e terá as mãos e as assinaturas dos magistrados que passaram pela presidência do Tribunal.

“Ao invés de ser os pés, vamos registrar as mãos, que são os nossos instrumentos de trabalho, de todos os presidentes que estão vivos”, afirmou. “Vai ficar uma coisa muito bonita, uma atração para os turistas, juristas, para todos que visitam nossa cidade.”

Barreto não detalhou, porém, qual será o custo da iniciativa nem quando a obra será concluída. CartaCapital enviou questionamentos à assessoria de imprensa do Tribunal e aguarda uma resposta.

Antes de divulgar a ideia, Barreto disse ter determinado o plantio de um jardim na fachada e a instalação de iluminação de led. Trata-se, segundo ele, de uma forma de deixar de ver o Judiciário apenas como sinônimo de cadeia e pena.

Criada em 1953, a Calçada da Fama norte-americana é um passeio constituído por mais de 2.000 lajes com estrelas. Os símbolos fazem referência a celebridades homenageadas pela Câmara do Comércio de Hollywood por suas contribuições à indústria do entretenimento.

No inicío dos anos 2000, a ideia foi importada pelo Brasil e resultou na criação da Calçada da Fama do Maracanã, no Rio de Janeiro, reservada para homenagear grandes futebolistas mundiais. Anos depois, moradores da zona sul da capital fluminense criaram um monumento semelhante com o objetivo de prestigiar personalidades brasileiras que viveram e ainda vivem em Copacabana.

Agora, vereadores estudam criar outra Calçada da Fama no centro do Rio. Um projeto de lei foi aprovado na semana passada pela Câmara Municipal e aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD).

O objetivo da proposta é homenagear importantes nomes da cultura nacional e carioca. O monumento ficará entre o largo da Carioca e a Cinelândia, ao lado do Theatro Municipal. Ainda não se sabe quanto a obra custará.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo