Justiça

O que se sabe sobre a operação contra tráfico que teve como alvo Renato Cariani

Renato Cariani é fisiculturista. Formado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos, ele se apresenta nas redes sociais como empresário e professor

Influenciador fitness Renato Cariani — Foto: Reprodução/Instagram/@renato_carian
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal realizou, na manhã desta terça-feira 12, uma operação contra o tráfico de drogas organizado e o desvio de produtos químicos usados na produção de crack. A operação foi batizada de Hinsberg.

O principal alvo da operação é a empresa Anidrol, uma indústria química que fica em Diadema, na Grande São Paulo, e que tem como sócio o influenciador fitness Renato Cariani.

O influenciador, que soma mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, também é alvo de busca e apreensão. Ao todo, informa a corporação, são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, sendo 16 em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Paraná.

Segundo os investigadores, o grupo é suspeito de desviar toneladas de um produto químico usado para produzir crack. As quantidades desviadas seriam suficientes para produzir entre 12 e 16 toneladas da droga.

Como começou a investigação

A investigação, destaca a PF, iniciou ainda em 2022, após uma empresa farmacêutica informar os policiais de que foram faturadas notas fiscais em nome dela cuja origem é desconhecida. Os valores haviam sido pagos em dinheiro, de forma não declarada.

A empresa denunciante alega nunca ter feito a aquisição do produto, bem como não tinha a empresa vendedora no rol de seus fornecedores. Ela teria, portanto, sido usada como laranja pela Anidrol.

“Os envolvidos empregavam diversas metodologias para ocultar e dissimular a procedência ilícita dos valores recebidos, tais como interpostas pessoas e constituição de empresas fictícias”, destaca a PF.

A partir das informações fornecidas por uma das vítimas, a Polícia Federal iniciou uma investigação para apurar os fatos e identificou que, entre 2014 e 2021, a organização criminosa emitiu e faturou notas em nome de três empresas grandes de forma fraudulenta: AstraZeneca, LBS e Cloroquímica.

Em nota, a PF afirma que “as pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro”. As penas, se somadas, podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

Pedido de prisão negado

Segundo a PF, o Ministério Público chegou a pedir a prisão de Renato Cariani, mas a Justiça negou a demanda. “Os pedidos de prisão tiveram como fundamento a reiteração delitiva […] com sessenta eventos confirmados de notas emitidas de forma fraudulenta”, explicou Vitor Vivaldi, responsável pela investigação.

O que disse Renato Cariani

Logo após a operação, Cariani se pronunciou sobre o ocorrido em seu canal no YouTube. O influenciador se disse “surpreendido” com o cumprimento do mandado de busca e apreensão.

“Eu fui surpreendido com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão da polícia na minha casa”, afirmou Cariani, que disse que a empresa trabalha de maneira regular.

“É uma empresa linda, onde minha sócia, com 71 anos de idade, ainda é a grande administradora, grande gestora da empresa. É quem conduz a empresa, uma empresa com sede própria, que tem todas as licenças, todas as certificações nacionais e internacionais. A empresa trabalha totalmente regulada. Então, para mim, para a minha sócia e para todas as pessoas, foi uma surpresa”, disse o influenciador.

Renato Cariani é conhecido no mundo do fisiculturismo pela participação em competições no Brasil e no exterior. Formado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos, ele se apresenta nas redes sociais como empresário e professor.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo