Educação

Lula anuncia recomposição bilionária de orçamento das universidades e institutos federais

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os recursos anunciados já estão previstos no Orçamento da União para este ano

Lula anuncia recomposição bilionária de orçamento das universidades e institutos federais
Lula anuncia recomposição bilionária de orçamento das universidades e institutos federais
O presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira 19, durante cerimônia no Palácio do Planalto, a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais em 2,44 bilhões de reais.

A iniciativa ocorre a pedido da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior que relatou, em ofício enviado ao Ministério da Educação, “apreensão com relação à situação orçamentária das nossas instituições”.

Durante o governo Bolsonaro, por exemplo, universidades federais sofreram com diferentes contigenciamentos. O último deles levou algumas instituições a cancelarem a oferta de bolsas e auxílios que garantem a permanência de alunos pobres nas unidades de ensino.

Durante a cerimônia, Lula ressaltou a importância do diálogo entre os diferentes setores da sociedade e também reafirmou o compromisso do governo federal na retomada dos investimentos da educação.

“Eu tenho mil e poucos dias só de governança agora porque já comemos quatro meses e nós precisamos fazer esse país voltar ao patamar de 2010 e de 2008, quem sabe melhorar. Começa pela educação, pela saúde, as coisas que nós sabemos que temos que fazer”, destacou.

O presidente também mencionou a escalada de invasões armadas a escolas nos últimos dias. Conforme afirmou, diferentes ministérios do governo têm se empenhado para “encontrar uma saída ao ódio nas escolas”.

“Cachorro que late não morde. A gente não tem que satisfazer os terroristas que estão fazendo ameaças. Temos que dar [continuidade] às aulas. Temos que encontrar uma saída”, acrescentou.

De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, os recursos anunciados nesta quarta já estão previstos no Orçamento da União para este ano. O valor adicional deve vir da PEC da Transição, a ampliar os gastos do governo para 2023 em 145 bilhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo