Economia

Gabriel Galípolo é exonerado e Dario Durigan assume secretaria-executiva da Fazenda

Troca é motivada pela indicação de Galípolo ao Banco Central; ele será sabatinado no Senado no dia 27 e, caso seja aprovado, ocupará o posto de diretor de política monetária do banco

Galípolo vai para o BC e Durigan chega ao Ministério da Fazenda. Fotos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O economista Gabriel Galípolo foi oficialmente exonerado da secretaria-executiva do Ministério da Fazenda nesta terça-feira 20. A saída está no Diário Oficial da União. Na publicação, Dário Durigan foi nomeado como substituto.

A troca já era aguardada e foi motivada pela indicação de Galípolo ao Banco Central. Ele foi o escolhido do governo federal para ocupar o cargo de diretor de política monetária da instituição. Para chegar ao novo cargo, porém, ele precisará passar pelo crivo dos senadores. A sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos está marcada para a próxima terça-feira 27.

Durigan, por sua vez, ocupará oficialmente o posto de número dois da Economia brasileira. Ele será o braço direito do ministro Fernando Haddad. A pasta busca, neste momento, aprovar os dois projetos prioritários do governo federal: novo marco fiscal e a reforma tributária.

O primeiro projeto já caminhou, mas deve retornar à Câmara após mudanças que serão promovidas no Senado. O segundo texto está em fase de elaboração. A expectativa mais otimista é de que ele seja apresentado nas próximas semanas e seja aprovado antes do final do ano.

Quem é Dario Durigan

Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP), Durigan já atuou com Haddad quando o petista foi prefeito de São Paulo. Naquela ocasião, entre setembro de 2011 e outubro de 2015, atuou como assessor da subchefia para assuntos jurídicos da Casa Civil. Depois ficou mais de um ano no posto de assessor especial do prefeito.

Durigan também já foi coordenador de projetos do Departamento de Gestão Estratégica da Advocacia-Geral da União (AGU). Desde janeiro de 2020, ocupava o posto de Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil.

Mestre em direito e pesquisa jurídica pela Universidade de Brasília (UnB), Durigan também já atuou como advogado sênior da Consultoria Jurídica da União em São Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo