Economia

assine e leia

Contrapeso

O plano de investimentos do governo mira maior autonomia econômica e política do País

Retomada. Em visita a Pernambuco, o presidente Lula anunciou 8 bilhões de reais em investimentos na Refinaria Abreu e Lima – Imagem: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

Rotulado por financistas e obscurantistas de vários matizes como um retorno a erros do passado, o conjunto de iniciativas do governo para aumentar os investimentos produtivos, preservar o mercado doméstico e valorizar os trabalhadores foi, contudo, praticado antes, com enorme sucesso, nos Estados Unidos e em outros países e pavimentou o caminho para a ampliação e o fortalecimento da classe média, o desenvolvimento tecnológico e o progresso econômico e social. As ações governistas inscrevem-se ainda na tendência mundial ao aumento da autonomia produtiva das economias nacionais, em uma reação aos fracassos da globalização e aos problemas gerados pela pandemia da Covid-19, guerra na Ucrânia e aumento dos conflitos no Oriente Médio.

As iniciativas incluem o investimento de 8,6 bilhões de reais na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, a retomada das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, a aceitação dos sindicatos como interlocutores e participantes de decisões do governo, a taxação de importações de carros elétricos chineses e o empenho na indicação do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o Conselho da Vale.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo