CartaExpressa
TRE-RJ barra o acesso de Daniel Silveira ao Fundo Eleitoral
O parlamentar de extrema-direita também terá de devolver os recursos já empenhados para a campanha


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro suspendeu o acesso ao Fundo Eleitoral e ao Fundo Partidário pelo deputado federal Daniel Silveira (PTB), que concorre a uma vaga no Senado. A decisão acata um pedido do Ministério Público Eleitoral.
A liminar foi concedida pelo relator do processo, o ministro Luiz Paulo da Silva Araújo Filho. Além da restrição às verbas dos fundos, Silveira terá de devolver os recursos públicos já empenhados em conta bancária para a campanha.
Caso descumpra a determinação, o PTB terá de pagar multa de 10% sobre os valores repassados à candidatura após a publicação da liminar – o percentual também incide sobre a quantia empenhada por Silveira para bancar material de campanha.
A definição sobre a candidatura de Daniel Silveira, condenado a oito anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal e indultado por Jair Bolsonaro (PL), ainda não foi oficializada pela Justiça Eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.