CartaExpressa

The Guardian chama exercício militar de ‘desfile da República de Bananas de Bolsonaro’

Entre os adjetivos apresentados por fontes ouvidas para a matéria estão ‘ridículo’, ‘grotesco’, ‘desnecessário’ e ‘lamentável’

Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O maior jornal inglês, The Guardian, classificou o exercício militar do qual participou Jair Bolsonaro nesta terça-feira 10 como “um desfile da República de Bananas”.

A reportagem, assinada pelo correspondente do veículo no Brasil, Tom Phillips, reúne críticas à passagem de tanques pela Esplanada dos Ministérios no dia em que a Câmara dos Deputados tende a rejeitar a PEC do Voto Impresso, uma obsessão de Bolsonaro.

Entre os adjetivos apresentados por fontes ouvidas para a matéria estão “ridículo”, “grotesco”, “desnecessário” e “lamentável”.

The Guardian ainda pontua que, “para elevar o nível do absurdo”, um deputado bolsonarista comemorou o desfile de tanques utilizando uma imagem de veículos chineses na Praça Tiananmen, em Pequim, em 2019.

Trata-se de Otoni de Paula (PSC-RJ), que publicou nas redes sociais a foto dos tanques com a legenda: “Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar