CartaExpressa

Senado aprova PEC que dá aval ao funcionamento de lotéricas sem licitação

No segundo turno, 62 senadores votaram pela aprovação e nenhum se manifestou contra

Créditos: EBC Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou nesta terça-feira 6 uma proposta da emenda à Constituição que estende, por tempo indeterminado, a autorização para o funcionamento de casas lotéricas que não passaram por processo de licitação.

A Constituição não prevê um prazo para concessões e permissões de serviços público, tarefa realizada pela legislação ordinária. A redação aprovada valida permissões ou credenciamentos concedidos aos lotéricos em contratos por prazo indeterminado, sem licitação e firmados antes da Carta Magna de 1988. Hoje, existem 6.310 lotéricos em funcionamento com contratos desse tipo.

O texto avalizado pelo Senado teve a relatoria de Ciro Nogueira (PP-PI). Segundo ele, os lotéricos também proporcionam “serviços bancários e cidadania aos brasileiros que não têm acesso à rede bancária”.

A Lei 8.987, de 1995, extinguiu as outorgas de lotéricas feitas sem licitação. Já a Lei 13.177, de 2015, estabeleceu validade de 20 anos, contados a partir de 2013 – ela vigoraria, portanto, até 2033.

Em primeiro turno, foram 65 votos a favor e um contrário. No segundo, 62 senadores votaram pela aprovação e nenhum se manifestou contra. A matéria segue para promulgação, em data a ser definida.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar