Polícia Civil cumpre mandados da Operação Escola Segura em cinco estados

Agentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco integram os procedimentos

Homem invade creche e ataca creche em Blumenau - Divulgação

Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil cumpre mandados em cinco estados no âmbito da Operação Escola Segura, instaurada para investigar ameaças de ataques a escolas, nesta quarta-feira 19. Agentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco integram os procedimentos.

A Operação é parte de uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública com operações integradas entre a Polícia Federal, as polícias civis e guardas municipais, desencadeadas após o ataque a uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, no dia 5 de abril.

Segundo a pasta, foram cumpridas “dez ordens para internações provisórias, 13 mandados de busca e apreensão e 11 afastamentos de sigilo de dados em face dos adolescentes”. Em nota, o Ministério informou, ainda, que os adolescentes apreendidos têm entre 11 e 17 anos e estão sendo investigados por infrações “equiparadas aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa”.

Em São Paulo, onde houve um ataque a uma escola em 27 de março, a Polícia Civil atua por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos e cumpre quatro mandados de busca e três mandados de apreensão de adolescentes. Três outras apreensões ocorrem no Rio de Janeiro, duas no Paraná, uma em Santa Catarina e outra em Pernambuco.

Na terça-feira 18, o ministro Flávio Dino apresentou dados recolhidos após dez dias de Operação. A pasta registrou 7.473 denúncias no site da instituição, 1.595 boletins de ocorrência e 1.224 casos em investigação em todo o Brasil.

Além disso, 694 adolescentes já foram intimados a depor, 255 pessoas já foram presas ou apreendidas e 155 mandados de busca e apreensão já foram cumpridos.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.