CartaExpressa
PF encontra grupo de WhatsApp sobre kit de robótica em celular de ex-assessor de Lira
Luciano Cavalcante e sócia da empresa Megalic mantinham grupo chamado “Robótica Gerenciamento”; compra dos kits é alvo da PF por suspeitas de fraudes


Nas investigações que a Polícia Federal (PF) faz sobre a suposta participação de Luciano Cavalcante, ex-assessor do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), no esquema de desvio de dinheiro público da educação para a compra de kits de robótica, os investigadores descobriram que Cavalcante participava de um grupo denominado “Robótica Gerenciamento” no WhatsApp. A informação foi revelada nesta quarta-feira 7 pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com a publicação, dados fornecidos pelo aplicativo de mensagens mostraram que o grupo era composto por Cavalcante, Roberta Lins Costa Melo e outras quatro pessoas. A citada é sócia da empresa Megalic, investigada nas operações.
Na última segunda-feira 5, Arthur Lira demitiu Luciano Cavalcante do cargo de secretário particular, função que exercia no gabinete da liderança do PP da Câmara.
Até o momento, as investigações apontam que os recursos para compra irregular de kits de robótica para municípios de Alagoas tinham como origem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ainda durante o governo Jair Bolsonaro (PL).
Desde o início da operação, na semana passada, a defesa de Luciano Cavalcante sustenta que ele não tem ligação com o caso. Arthur Lira também se pronunciou sobre as investigações, afirmando que “cada um é responsável pelo seu CPF nesta terra e neste país”. A empresa Megalic, por sua vez, disse que “as aquisições foram precedidas de processo licitatório legal e com ampla competitividade”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira indicou R$33 milhões do orçamento secreto para compra de kit de robótica investigado pela PF, diz jornal
Por André Lucena
Lira usou carro ligado a esquema dos kits de robóticas durante campanha, diz jornal
Por CartaCapital
Diretor do MEC envolvido no esquema de kits de robótica é exonerado pelo governo
Por CartaCapital
Em gravação da PF, motorista de aliado de Lira recebe dinheiro vivo em esquema de kits robótica
Por André Lucena
STF aceita recurso e decide não tornar Lira réu por corrupção
Por CartaCapital