CartaExpressa

Petrobras anuncia 4º maior lucro trimestral da história e atinge R$ 46 bilhões

A estatal disse ter mantido ‘alta performance financeira e operacional’

A fachada da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Petrobras anunciou um lucro de 8,8 bilhões de dólares – o equivalente a cerca de 46,1 bilhões de reais – no terceiro trimestre deste ano, o quarto maior lucro líquido trimestral da história da empresa, segundo nota publicada nesta quinta-feira 3.

No texto, a companhia disse considerar o valor como retrato de “alta performance financeira e operacional”. O presidente da estatal, Caio Mário Paes de Andrade, afirmou que o resultado se deve à “disciplina de capital” e ao investimento em ativos “resilientes e com taxas de retorno adequadas”.

Horas antes, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou o pagamento de cerca de 43,7 bilhões de reais em dividendos a acionistas. Os valores devem ser repassados em duas parcelas, em dezembro e janeiro.

A Federação Única dos Petroleiros e a associação representante dos acionistas minoritários da Petrobras informaram que protocolarão uma ação judicial contra a gestão da companhia e os conselheiros. De acordo com as entidades, os lucros obtidos poderiam servir para reaver refinarias privatizadas, reabrir fábricas fechadas e concluir obras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar