CartaExpressa
Nas redes, Zema faz postagem associando democracia com escolha de tiranos
Publicação foi feita poucas semanas após o governador de Minas Gerais compartilhar uma frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, fez uma publicação nas redes sociais associando a democracia com a escolha de tiranos. Na publicação, feita no domingo 23, Zema cita o ex-presidente norte-americano James Madison, dizendo que “democracia é o direito das pessoas escolherem o próprio tirano”.

Lida por si só, como na publicação do governador mineiro, a frase pode indicar que a democracia seria um sistema constituído para escolher representantes autoritários.
Madison tratava, no contexto, da necessidade de se evitar o que, nos estudos sobre democracia, é chamado de “tirania da maioria”. Como federalista, Madison refletia, no início do século XIX, sobre o fato de que a democracia antiga não possuía mecanismo para defender a propriedade das minorias.
A polêmica postagem de Zema acontece pouco tempo depois dele ter compartilhado nas redes uma declaração atribuída ao italiano Benito Mussolini, figura ligada ao fascismo italiano. Após a postagem, Zema disse que citou Mussolini para fazer “um alerta” sobre o que ele considera ser um “Estado inchado”. Na nova publicação, não forneceu justificativas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
MP arquiva denúncia contra Zema por reforma de estrada que leva a rancho da família
Por Wendal Carmo
Zema diz que prefere apoiar alguém do que ser candidato a presidente em 2026
Por CartaCapital
Zema defende presidenciável do Sul ou do Sudeste para a eleição de 2026
Por CartaCapital
Zema compartilha frase de Mussolini, líder do fascismo, após Bolsonaro ficar inelegível
Por CartaCapital


