CartaExpressa

Lula indica advogada negra para o cargo de ministra substituta do TSE

Edilene Lobo tem ligação com o PT de Minas Gerais

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, confirmou nesta terça-feira 27 que o presidente Lula nomeou a advogada Edilene Lobo para o cargo de ministra substituta da Corte. O anúncio foi feito durante a sessão plenária desta noite.

O nome de Edilene estava na lista enviada pelo Supremo Tribunal Federal ao petista. Ela é negra e tem ligação com o PT de Minas Gerais. Com a indicação, caberá ao TSE marcar a data da posse.

A lista também era formada pelas advogadas Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia, e Marilda Silveira, que atua na área eleitoral em Brasília.

Segundo a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é formado por sete ministros: três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados com notório saber jurídico, além dos respectivos substitutos.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar