CartaExpressa

Lula diz a Maduro para evitar medidas unilaterais que possam escalar conflito em Essequibo

O petista recebeu um telefonema do presidente venezuelano na manhã deste sábado

Lula e Nicolás Maduro. Fotos: Miguel Schincariol/AFP e JHONN ZERPA/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) recebeu, na manhã deste sábado 9, um telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A conversa teve como tema central as crescentes reivindicações do país acerca de Essequibo, hoje sob domínio da Guiana.

A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto.

Em nota, o Palácio afirmou que o presidente “transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo. Também expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile.

No documento, os países reforçam que a América Latina deve ser um território de paz e, no presente caso, trabalhar com todas as ferramentas de sua longa tradição de diálogo.​

Ainda durante a conversa, Lula ressaltou a Maduro que é importante evitar medidas unilaterais que levem a uma escalada da situação.

O petista ainda fez um chamado ao diálogo e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Ralph Gonsalves, trate do tema com as duas partes. Lula reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas.

No domingo 3, a Venezuela aprovou em referendo a anexação do território de Essequibo. O presidente venezuelano já determinou a criação de um estado na área disputada, que está no território da Guiana.

O assunto entrou na pauta do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira 8 e o governo dos Estados Unidos anunciou a realização de exercícios militares aéreos conjuntos com militares da Guiana, adicionando um ingrediente extra de tensão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar