Lenio Streck: Decisão do TRE é correta e mostra que Moro não entende de competência territorial

'Habemus justiça', disse o jurista a CartaCapital após o tribunal recusar a transferência de domicílio eleitoral do ex-ministro de Bolsonaro

O jurista Lenio Streck. Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

O jurista Lenio Streck, pós-doutor em Direito e professor de Direito Constitucional, elogiou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo de recusar a transferência do domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) do Paraná para São Paulo.

Por maioria de votos, o tribunal concluiu nesta terça-feira 7 que Moro não conseguiu provar “vínculo” com a capital paulista. A Justiça Eleitoral exige a comprovação de “vínculos políticos, econômicos, sociais ou familiares” pelo menos três meses antes da mudança.

“Denuncio Moro desde 2015, dizendo que ele era um mau juiz. Depois disso, veio tudo o que sabemos, com os diálogos do Intercept e o Supremo declarando Moro parcial e incompetente“, relembrou o jurista em contato com CartaCapital. “Aliás, de competência territorial parece que Moro entende muito pouco, porque agora mesmo disseram que a competência para o domicílio dele não é São Paulo.”

Streck classificou como “corretíssima” a decisão do TRE paulista, que discordou do Ministério Público Eleitoral. Em maio, o procurador regional eleitoral substituto Paulo Taubemblatt argumentou que os requisitos referentes à transferência foram atendidos por Moro, com documentos que “atestam permanência superior a três meses no local em questão”.

“Habemus justiça, está de parabéns o TRE, que disse aquilo que já sabíamos. Mas isso tem de ser dito. O MP disse que estava legal, que Moro cumpria os requisitos. E agora vimos que o TRE vai contra o que o MP disse. TRE correto, MP errado.”

A manifestação do TRE-SP ocorreu no âmbito de uma ação protocolada pelo diretório do PT na cidade de São Paulo. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.