CartaExpressa

Governo Lula pode discutir criação do Ministério da Segurança Pública nesta quarta

Nesta terça, o presidente Lula afirmou pensar nas ‘condições’ para um eventual desmembramento da pasta chefaiada por Flávio Dino

Flávio Dino e Lula. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), não descartou a recriação do Ministério da Segurança Pública, área atualmente sob o comando de Flávio Dino (PSB) na Justiça. Horas antes, o presidente Lula (PT) afirmou pensar nas “condições” para um eventual desmembramento das pastas.

Costa disse que participará, na quarta-feira 25, de uma reunião com Dino e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. O novo ministério pode entrar em pauta.

“O ministro Flávio Dino já havia apresentado várias medidas voltadas à segurança e estamos discutindo outras medidas que, assim que ficarem definidas, nos próximos dias, serão divulgadas”, declarou o chefe da Casa Civil. “A criação do ministério depende dessas discussões que faremos sobre eventualmente qual seria o conteúdo, propósito, alcance, ou seja, para o presidente tomar a decisão.”

Na manhã desta terça, em live nas redes sociais, Lula destacou ter pensado na criação do Ministério da Segurança Pública durante a campanha eleitoral de 2022.

“Ainda estou pensando em criar, pensando quais são as condições que você vai criar, como é que vai interagir com a questão de segurança do estado, porque o problema da segurança é estadual”, afirmou. Dino, por sua vez, defende desde o ano passado a manutenção de Justiça e Segurança Pública em uma única pasta. Caso se concretize sua indicação para o Supremo Tribunal Federal, o desmembramento pode se tornar mais simples.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar