CartaExpressa

‘É possível garantir desenvolvimento com proteção ambiental’, diz Padilha sobre exploração de petróleo

O governo busca um meio-termo diante das divergências entre ministros sobre a exploração na foz do rio Amazonas

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira 23 que a decisão sobre a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas é técnica e deve focar no desenvolvimento sustentável do País. 

“A condução fundamental tem a ver em como a gente combina a necessidade do desenvolvimento econômico, da exploração de riquezas naturais importantes como o petróleo, com a preservação ambiental. O Brasil já mostrou que é possível fazer isso”, afirmou o ministro.

A declaração de Padilha simboliza o esforço do presidente Lula (PT) para buscar um meio-termo diante das discordâncias entre ministros de seu governo.

Segundo Padilha, Lula – que voltou nesta terça-feira do Japão – deve ouvir o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a reunião conduzida nesta tarde com os ministros Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e Marina Silva, do Meio Ambiente, além do comando da Petrobras e do Ibama. 

“Nós ainda vamos ver o resultado final dessa reunião para poder discutir”, disse o ministro. “É possível garantir desenvolvimento econômico com proteção ambiental. Para nós, a preservação é um ativo importante para o desenvolvimento, a sustentabilidade é uma questão central.”

Na sequência, Lula deve dialogar com parlamentares, como o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que pediu uma reunião com o presidente. Também deve ser ouvido o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso, que se desfiliou da Rede Sustentabilidade – partido de Marina – durante o impasse.

“É muito importante a gente ouvir pessoas de estados como o Amapá. Ouvir as realidades locais sempre contribui muito”, prosseguiu Padilha. “Nós acreditamos que é possível o Brasil ser um modelo de desenvolvimento econômico e exploração de riquezas naturais importantes como o petróleo com proteção ambiental, sempre respeitando a lei, as regras, o meio ambiente.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar