CartaExpressa

Datafolha: Maioria vê Lula como o mais preparado para enfrentar a pobreza

O petista também é considerado por metade dos entrevistados o mais preparado para combater o desemprego

Lula durante ato em Belo Horizonte. Foto: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira 19 aponta que 54% dos eleitores consideram Lula (PT) o candidato mais preparado para combater a pobreza, enquanto 27% indicam Jair Bolsonaro (PL).

O petista também é visto por metade dos entrevistados (50%) como o mais preparado para combater o desemprego; por 47% para fazer o Brasil crescer; por 44% para cuidar da saúde; e por 43% para cuidar da educação.

Bolsonaro, por sua vez, é mencionado por 29% dos eleitores como o mais preparado para enfrentar o desemprego; por 31% para fazer o Brasil crescer; por 28% para cuidar da saúde; e por 29% para cuidar da educação.

Ao medir as intenções de voto, a pesquisa Datafolha segue apontando vantagem confortável para Lula. A distância entre ele e Bolsonaro no primeiro turno, contudo, caiu de 18 para 15 pontos percentuais na comparação com a rodada anterior, de 28 de julho. No segundo turno, o petista venceria por 17 pontos (eram 20).

A pesquisa ouviu 5.744 pessoas, presencialmente, em 281 municípios e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-09404/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar