CartaExpressa
Condenado pelo STF por ameaçar instituições, Silveira também é investigado por rachadinha
O esquema consistiria no uso de um advogado fantasma para simular a realização de serviços que, na realidade, seriam executados pela própria Câmara, diz jornal


Condenado pelo Supremo Tribunal Federal por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) também é acusado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro de praticar uma rachadinha em seu gabinete.
O esquema, detalhado pelo jornal O Globo nesta sexta-feira 29, consistiria no uso de um advogado fantasma para simular a realização de serviços que, na realidade, seriam executados pela própria Câmara.
De acordo com o veículo, os procuradores já reuniram evidências de que Silveira pagou 220 mil reais em dinheiro vivo ao advogado Samuel Pinheiro Maciel. O MP vê fortes indícios de que parte dessa quantia voltava a Silveira, o que configuraria a rachadinha.
A prática se daria pela “emissão de notas fiscais por serviços de assessoria jurídica” para reembolsar Silveira, via cota parlamentar, sob a rubrica de “Consultorias, Pesquisas e Trabalhos Técnicos”.
Para a procuradora da República Monique Checker, responsável por comandar a investigação, as evidências recolhidas e as inconsistências em um depoimento prestado por Maciel são “provas suficientes” de crimes praticados por Silveira e por seu advogado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Liberdade de expressão não é liberdade de agressão’, diz Moraes após indulto a Silveira
Por CartaCapital
PTB não vê motivo para Daniel Silveira deixar CCJ da Câmara
Por Estadão Conteúdo
Descumprimento de uso de tornozeleira pode custar R$ 285 mil a Daniel Silveira
Por Agência O Globo