CartaExpressa
Como votaram deputados e senadores na queda do veto de Lula sobre a ‘saidinha’
A decisão do presidente foi revertida nesta terça-feira 28, em uma sessão conjunta de deputados e senadores
O Congresso Nacional derrubou, em sessão nesta terça-feira 28, o veto parcial do presidente Lula (PT) à lei que acaba com a saída temporária de presos em datas comemorativas para visitar as famílias.
Confira o placar:
- Câmara dos Deputados: 314 votos a 116 pela queda do veto;
- Senado: 52 a 11.
Para o governo, a proibição é inconstitucional e a manutenção de visita esporádica à família “minimiza os efeitos do cárcere e favorece o paulatino retorno ao convívio social”. Em abril, a Defensoria Pública da União afirmou que as mudanças promovidas pelo Legislativo têm potencial de criar “instabilidades nos presídios brasileiros” e afrontam “o princípio da dignidade da pena”.
Veja como votaram deputados e senadores – o voto “sim” era pela manutenção do veto e o voto “não” era para derrubá-lo:
Saidinha ValeApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Congresso derruba veto de Lula e volta a proibir a ‘saidinha’ de presos
Por Wendal Carmo
Congresso mantém veto de Bolsonaro que impede punição de fake news nas eleições
Por Wendal Carmo



