CartaExpressa

CNJ solicita explicações a juiz da Lava Jato antes de decidir sobre novo pedido de afastamento

Menos de 24 horas após retomar o cargo de juiz na 13ª Vara Federal de Curitiba, Danilo Pereira Júnior foi alvo de um novo processo; ele tem 15 dias para responder ao CNJ

O juiz Danilo Pereira Júnior. Foto: Reprodução/YouTube
Apoie Siga-nos no

O corregedor-nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, pediu que o juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Danilo Pereira Júnior, preste mais esclarecimentos ao CNJ sobre supostas irregularidades na análise de casos relacionados à Operação Lava Jato.

O pedido ocorre no âmbito do processo que solicita o afastamento de Pereira Júnior do comando das ações na Justiça federal no Paraná. O prazo dado por Salomão para o fornecimento das novas informações é de 15 dias.

As supostas irregularidades, vale lembrar, já levaram o juiz a ser afastado do cargo por Salomão. Poucas horas depois, porém, ele foi reconduzido ao cargo pelo colegiado do CNJ. 

Após a decisão do colegiado, Pereira Júnior foi alvo de um novo pedido de afastamento. A solicitação encaminhada ao CNJ é assinada pelo advogado Rodrigo Tacla Duran. 

Em linhas gerais, o magistrado é acusado de ter retomado a análise de um caso já previamente examinado por ele próprio enquanto atuava como substituto na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O pedido de afastamento, neste caso, tem base no Código Penal brasileiro, que impede que um mesmo juiz atue em um processo ocupando dois cargos distintos. 

De acordo com o corregedor, “os fatos narrados merecem atenção por parte do CNJ”, uma vez que se referem a “suposta violação do Estatuto da Magistratura Nacional”.

O pedido de informações do corregedor também ocorre pouco depois do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, dar dez dias para que o CNJ explique o motivo dos afastamentos no TRF-4 e na 13ª Vara.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.