CartaExpressa
Bolsonaro inelegível: Dino busca indenização por danos que o ex-presidente causou à União
A manifestação ocorreu logo após o Tribunal Superior Eleitoral condenar o ex-presidente a oito anos fora das urnas


O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que acionará a Advocacia-Geral da União contra Jair Bolsonaro. A manifestação ocorreu logo após o Tribunal Superior Eleitoral condenar o ex-presidente a oito anos de inelegibilidade.
A ação julgada pelo TSE mirava a reunião promovida com embaixadores em julho de 2022. Na agenda, transmitida pela TV Brasil, o então presidente repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral e atacou instituições.
“Decisão do TSE prova a perpetração de ataques abusivos ao Sistema de Justiça e à ordem jurídica”, resumiu Dino. “Por isso, enviarei requerimento à AGU visando análise de ação de indenização pelos danos causados ao Poder Judiciário da União e à sociedade, em face da conduta do Sr. Bolsonaro.”
Antes, o ministro afirmou extrair três mensagens do julgamento no TSE: “mentir não é ferramenta legítima para o exercício de uma função pública; política não é regida pela ‘lei da selva’, em que o mais forte tudo pode; e a democracia venceu o mais duro teste de estresse das últimas décadas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro inelegível: veja reações à decisão do TSE que afasta o ex-presidente das urnas por 8 anos
Por Wendal Carmo
‘Estou às suas ordens, meu capitão’, diz Michelle após a condenação de Bolsonaro
Por CartaCapital
‘Não temos mais espaço para paranoias golpistas’, diz advogado do PDT após condenação de Bolsonaro
Por Victor Ohana